Combustíveis Renováveis
Vento, chuva, sol, marés, exemplos de recursos naturais capazes de produzir energia sem agredir a biosfera. Além de tudo, são fontes renováveis, ou seja, naturalmente se reabastecem. Segundo estudos realizados pela Universidade de Vermont, este tipo de produção energética, em sua maioria, é de baixo custo.
Pesquisas do Laboratório de Análise de Processos Atmosféricos da Universidade de São Paulo, revelaram que 90% da emissão de poluentes na atmosfera devem-se aos automóveis movidos à combustíveis fósseis e minerais. Eles são responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. Em regiões com alta frota de veículos, a inversão térmica tornou-se corriqueira.
A queima de combustíveis feitos a partir de minerais causa problemas à saúde da população. Anualmente, o governo brasileiro gasta R$ 1,5 bilhão no tratamento de pacientes com problemas ligados à poluição atmosférica. Estes poluentes representam um grande prejuízo aos cofres públicos.
Apesar disso, o Brasil é considerado uma das fontes mais limpas do mundo: 35,9% da energia fornecida pelo país são de origem renovável, como mostra a imagem abaixo.
BIOMASSA
A Biomassa é a massa total de organismos vivos numa dada área. Esta massa constitui uma importante reserva de energia, pois é constituída essencialmente por hidratos de carbono.
Dentro da biomassa, podemos distinguir algumas fontes de energia com potencial energético considerável tais como: a madeira (e seus resíduos), os resíduos agrícolas, os resíduos municipais sólidos, os resíduos dos animais, os resíduos da produção alimentar, as plantas aquáticas, e as algas.
Há três classes de biomassa: a biomassa sólida, líquida e gasosa.
A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos