Combustíveis fósseis
Tiago Enes
Nº 10333
12º EA
Introdução
Este trabalho será realizado no âmbito da disciplina ERSE (Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética), após a visualização de 4 vídeos sobre diversos problemas que o nosso Planeta enfrenta na atualidade.
Combustíveis fósseis
A descoberta dos combustíveis fósseis para fins energéticos virou a roda da revolução na história da humanidade. Os combustíveis fósseis mantêm a capacidade de satisfazer as demandas de energia de todo o mundo durante centenas de anos. No entanto, o consumo irracional desses materiais levou a vários problemas em todo o mundo.
Vantagens - Os reservatórios de combustíveis fósseis são muito fáceis de localizar. O carvão é um combustível fóssil encontrado em abundância e é usado na maioria das usinas, pois reduz o custo de produção em larga escala. O petróleo é a forma mais utilizada predominantemente de combustíveis fósseis para todos os tipos de veículos.
Desvantagens - Apesar de o petróleo, o gás natural e o carvão serem encontrados em abundância na natureza, o índice alarmante em que eles estão a ser consumidos resultou na diminuição substancial dos seus reservatórios. Os hidrocarbonatos presentes nos combustíveis fósseis libertam gases de efeito estufa, como metano, dióxido de carbono, etc.. que são capazes de danificar a camada de ozono. Além disso, outros gases como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre são responsáveis pela chuva ácida, o que significa um desastre para o meio ambiente. Os combustíveis fósseis contribuíram para o aquecimento global.
Energias Renováveis
A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas