Combustíveis fosseis
São exemplos de combustíveis fosseis muito utilizados atualmente, é o carvão mineral, o petróleo e seus derivados, tais como a gasolina, óleo diesel , óleos combustíveis, o GLP, o gás natural entre outros.
Tem-se duas teorias para definir a origem do petróleo, que são a teoria biogênica e a teoria abiogênica, A teoria biogênica sugere que o petróleo é formado da decomposição da matéria orgânica, através de um processo que leva milhares de anos.
A teoria abiogênica por outro lado sugere que os hidrocarbonetos foram formados juntos com a terra, no processo de acreção planetárias. Os combustíveis fosseis são recursos naturais não renováveis.
Os combustíveis fosseis sempre foi de grande importância para nosso cotidiano, como exemplo temos: O carvão mineral que revolucionou durante décadas, os veículos como as locomotivas e navios a vapor, atualmente e utilizado no funcionamento de usinas termoelétricas. O carvão também foi utilizado para alimentar formos para a fusão de minério de metal.
Os hidrocarbonetos seme solido eram utilizados nos tempos antigos para a impermeabilização e embalsamento. A exploração comercial do petróleo para o uso em lâmpadas de óleo, começou no século XIX.
O gás natural agora é considerado um recurso muito valioso. O petróleo bruto pesado é cada vez mais importante como fontes de combustíveis fosseis.
Os combustíveis sintéticos futuramente a de ser muito empregados. Acima de tudo são os combustíveis fosseis que alimentam o nosso cotidiano, pois permitiu a revolução industrial, iluminou as cidades, foram utilizados em autônoma vezes,