Combustíveis com enxofre
Os combustíveis poluidores de utilização em larga escala e que contém enxofre como impureza destacam-se os carvões minerais e os óleos pesados derivados do petróleo.
A gasolina, óleo diesel e outros combustíveis derivados do petróleo contêm compostos do enxofre.
O álcool (etanol) não contém composto de enxofre e, por isso, na sua queima não é liberado o SO2.
S pode chegar a 1% da massa total no petróleo e 6% no carvão.
Queima de combustíveis com enxofre gera dióxido de enxofre(SO2).
É, juntamente com o dióxido de azoto (NO2), um dos principais causadores da chuva ácida, pois, associado à água presente na atmosfera, forma ácido sulfuroso.
SO2 em altas concentrações reage com a água dos pulmões formando ácido sulfuroso que provoca hemorragias, enchendo os pulmões de sangue com a consequente asfixia.
É muito fétido, mesmo em baixas concentrações.
Outro problema é a eficiência do aproveitamento da energia química contida no combustível.( uma pequena parcela, aproximadamente 20%, da energia química pode ser aproveitada como energia mecânica ou como energia elétrica).
1- EFEITO ESTUFA
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera.
Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
2- CAMADA DE OZÔNIO
Dióxido de enxofre (SO2): resulta da queima do enxofre, que está em maior concentração no diesel. Reduz a visibilidade e causa a chuva ácida, que provoca a corrosão de construções e a destruição da vegetação.
3- EUTROFIZAÇÃO
A eutrofização resulta, na maioria das vezes, do aumento de nutrientes no ambiente(sobretudo do fósforo e do azoto), que permite a multiplicação descontrolada das algas. A