Combustíveis aeronáuticos
Combustível para aviação é um tipo especializado de petróleo. É geralmente de maior qualidade do que os combustíveis utilizados em aplicações menos críticas, tais como o aquecimento ou o transporte rodoviário, e muitas vezes contém aditivos para reduzir o risco de formação de gelo ou explosão devido à alta temperatura, entre outras propriedades.
A maioria dos combustíveis de aviação disponíveis para aeronaves são tipos de éter de petróleo usados em motores com velas de ignição (ou seja, pistão e rotativos), ou combustível para motores de turbina a jato, que também é usado em motores de aviões diesel.
A produção de combustível de aviação cai em duas categorias: combustível adequado para os motores de turbina e combustível adequado para motores de combustão interna . Existem especificações internacionais para cada um.
Jet combustível é usado em ambos turboélice e jet aviões, e deve manter uma baixa viscosidade a baixa temperatura, cumprir os limites definidos em termos de densidade e poder calorífico, a queima de forma limpa, e continuam a ser quimicamente estável quando aquecido a altas temperaturas.
Gasolina de aviação, é uma forma altamente refinado de gasolina para aviões, com ênfase na pureza, anti-knock características e minimização de vela de ignição incrustantes. Avgas deve atender às diretrizes de desempenho para ambos os ricas condição mistura necessária para configurações de potência à descolagem e as misturas mais enxutos utilizados durante cruzeiro para reduzir o consumo de combustível.
Os combustíveis aeronáuticos atuais são classificados em três grupos, principalmente. Existem a gasolina de aviação (Avgas), o querosene de aviação (Jet Fuel) e o diesel. Mas, durante muito tempo, a gasolina automotiva foi o principal combustível dos motores de aviação. Depois dela, veio a gasolina de aviação, que se mostrou volátil, com baixo ponto de fulgor, sendo, portanto, um líquido muito inflamável nas