Combustivel menos poluente
Os veículos automotores contribuem para a contínua deterioração da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Tanto os veículos movidos a diesel, como aquele movido a gasolina ou a álcool produzem gases, vapores e material particulado que são emitidos para o ar. A emissão de poluentes varia de acordo com o tipo de veículo, se são leves (carros de passeio e utilitários) ou pesados (ônibus ou caminhões).
A emissão de gases e material particulado pelo tubo de escapamento dos veículos é devida às reações químicas associadas ao processo de combustão que ocorre no motor. Onde esses combustíveis são formados por:
Diesel: é derivado da destilação do petróleo. Constituído basicamente por hidrocarbonetos e em baixas concentrações de enxofre, nitrogênio, oxigênio e material particulado, possuindo forte odor.
Gasolina: é constituída basicamente por hidrocarbonetos que são mais “leves” do que aqueles que compõem o diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica, além dos hidrocarbonetos possui também produtos oxigenados, e também pode conter compostos de enxofre e de nitrogênio.
Álcool (Etanol): é um bicombustível produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba.
Em relação à emissão de gases poluentes, a queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar. Já a gasolina, além de ser derivada do petróleo, não possui um motor que faz a combustão de forma correta, lançando na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente. O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas. No caso do diesel, os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, por