COMBUSTIVEIS FOSSEIS E BIOCOMBUSTIVEIS
Combustível não é só sinônimo de poluição, mas também de vida. Todos os seres vivos do planeta Terra necessitam de substâncias “combustíveis” para sobreviverem.
Nossa sociedade é absurdamente dependente de certos tipos de combustíveis que movem toda a sociedade como a conhecemos.
1 – Combustíveis Fósseis
Os combustíveis fósseis são misturas de origem orgânica, constituídos principalmente por um conjunto de substâncias denominado de hidrocarbonetos que são caracterizados por apresentarem em suas estruturas apenas átomos de carbono e hidrogênio.
Combustíveis fósseis são originados pela decomposição de material orgânico, porém, este processo leva milhões de anos. Portanto, são considerados recursos naturais não renováveis.
Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: petróleo, gás natural e carvão mineral. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas).
Do petróleo são retirados a gasolina e o óleo diesel que servem de combustíveis para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários outros produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP (gás liquefeito de petróleo), piche (usado na composição do asfalto), nafta, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes e vários subprodutos.
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em pequena quantidade, por algumas substâncias oxigenadas e nitrogenadas. Esses hidrocarbonetos têm, em geral, uma massa molecular menor do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois suas moléculas possuem uma estrutura com menor quantidade de átomos de carbono e hidrogênio (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além doshidrocarbonetos e das substâncias oxigenadas, a gasolina também pode conter compostos de enxofre.
Já o óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil,