Combustao completa e incompleta
As reações de combustão são aquelas que ocorrem na presença de um combustível, que é qualquer material inflamável, e de um comburente, que é um material gasoso contendo gás oxigênio, O2, geralmente o ar.
É preciso também que haja uma fonte de ignição para dar início à reação, que pode ser uma chama ou uma faísca.
Uma grande variedade de compostos pode sofrer combustão, mas os que vamos considerar aqui, devido à sua importância na geração de energia, são os hidrocarbonetos, isto é, compostos orgânicos que contêm somente átomos de carbono e hidrogênio.
Quando esses compostos são os combustíveis, há duas possibilidades de combustões, podendo ser completas ou incompletas. Mas todas as reações de combustão liberam calor para o meio ambiente, isto é, são exotérmicas. O calor é usado para gerar energia e, por isso, é o principal “produto” desejado nas combustões.
Além disso, toda combustão também é uma reação de oxirredução, pois o comburente, O2, sempre será o agente oxidante, sofrendo redução (seu Nox diminui) e o combustível é o agente redutor, sofre oxidação e seu Nox aumenta.
Veja como isso ocorre nas combustões completas e incompletas: • Combustões completas: Os produtos formados sempre são dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, e água, H2O. Há a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação de todos os átomos de carbono presentes nas moléculas.
[pic]
Por exemplo, o gás butano (C4H10) é um dos gases presentes no gás de cozinha que usamos para preparar os alimentos. Veja a equação da sua combustão completa abaixo:
Observe que na combustão completa o carbono atinge o seu Nox máximo, +4.
Abaixo temos também a combustão incompleta de um hidrocarboneto, o isoctano, que é um dos componentes da gasolina:
C8H18(g) + 25/2 O2 (g) → 8 CO2(g) + 9 H2O(l) Os derivados do petróleo, como a gasolina, são consumidos na maioria das vezes por meio de combustão para produzir energia.