Combust Veis Alternativos
Está aumentando cada vez mais a procura de meios para se substituir os combustíveis provenientes do petróleo. “O problema é que hoje o mundo é dependente do petróleo” (afirma o professor Aleklett.) “Apenas 15% das energias usadas são renováveis”. O Brasil mesmo é um exemplo dessa imensa demanda: Os veículos de transporte, aproximadamente por exemplo, respondem a 60% do petróleo utilizado no país. (Dados 2008).
Para muitos, o uso de combustíveis alternativos são o futuro, e alguns deles são muitos utilizados hoje em dia, mesmo que em pequena escala e alguns com preços não tão acessíveis. Exemplos:
Eletricidade (tratado no outro trabalho).
Biodiesel (combustível feito a partir de óleo alimentar e gordura)
Etanol (tipo de álcool feito a partir de plantas.)
Gás Natural Líquido (combustível que se encontra entre camadas de rocha subterrânea).
GLP – similar ao gás natural líquido mas é mais denso e quando queimado liberta mais energia.
Gás Natural Comprimido (Trata-se do mesmo gás que usamos em casa para cozinhar) Para tal apenas precisa de uma estação de compressão para poder atestar o carro.
Ar Comprimido: um veículo movido a ar comprimido tira partido da expansão do ar através de tubos de alta pressão para mover os pistões do motor.
Nitrogênio Líquido: Como o hidrogénio, o nitrogénio é um elemento abundante na nossa atmosfera, e os carros movidos com este combustível emitem menos gases que os de combustão a gasolina/gasóleo.
Carvão: baterias que são carregadas através da tomada eléctrica de nossas casas, que recebe a eletricidade de uma estação eléctrica que por sua vez recebe a corrente através da queima de carvão.
Hidrogênio.
Conclusão
“É fato afirmar que a contínua e crescente pressão exercida pelo homem visando apenas os benefícios imediatos de suas ações, privilegiando o crescimento econômico a qualquer custo e relegando, a um segundo plano, a capacidade de recuperação dos ecossistemas vem agredindo, cada vez mais, ao meio