Combatendo o preconceitot e a discriminação no espaço escolar
1883 palavras
8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO pedagogia paula belquice carneiro de oliveiracombatendo o preconceito e a discriminação no espaço escolar unidade na diversidade
Brumado
2012
paula belquice carneiro de oliveira araújo
combatendo o preconceito e a discriminação no espaço escolar unidade na diversidade
Trabalho apresentado ao curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para as disciplinas:Comunicação e Linguagem, Psicologia a Educação II, Educação e Diversidade: Relações: Étinico-Raciais, O Trabalho do Pedadogo nos Espaços Educativos.
Coordenadora: profª. Melina Klauss
Professores: Lilian Salete Alonso Moreira Lima, Carlos Eduardo de Sousa Gonçalves,Fábio Luiz da Silva, Vilze Vidotti Costa.
Tutora eletrônica: Luciana Pimenta
Tutor de Sala: Maria Valneide Oliveira Leite
Brumado
2012
INTRODUÇÃO
A escola tem o papel de formar o aluno para o exercício de cidadania, do trabalho e continuar aprendendo ao longo da vida. Esta é a orientação da Lei de Diretrizes de Bases e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino no Brasil. Ampliar a cidadania é um dos objetivos principais que devem orientar o trabalho pedagógico, e por causa disso, a escola tem que buscar o desenvolvimento de competência e habilidades que permitam compreender a sociedade que vivemos. Mas esta sociedade deve ser entendida como uma produção “dinâmica” dos seres humanos, um processo permanente de construção e reconstrução.
O entendimento deste desenvolvimento da cidadania também significa a capacitação para saber avaliar o sentido do mundo em que se vive, os processos sociais e o papel de cada um nesses processos.
A vida escolar brasileira é composta por várias histórias, diferentes famílias, cada um com sua peculiaridade, o que proporciona ao professor uma interação com os alunos, onde se pode criar um processo didático interativo em que um aprende com o outro. Porém, na maioria das vezes, isso acaba não acontecendo.
Podemos observar no