Combatendo o envelhecimento facial
A face é a região que mais sofre nesse processo, pois está sempre exposta ao calor, ao frio e ao vento. Além disso, é a região do corpo que mais trabalha, responsável pelos movimentos contínuos de mímica facial, fala, mastigação,etc. Por isso, é muito comum atualmente vermos pessoas cujos corpos e faces estão em desarmonia, isto é, o rosto aparenta uma idade diferente daquela refletida pela restante do corpo.
Talvez essa seja a grande razão do aumento significativo na procura de procedimentos de rejuvenescimento facial. Para isso o cirurgião plástico conta com uma enorme gama de técnicas que podem trazer de volta aquela aparência jovem roubada pelos anos de vida. Esses procedimentos variam desde técnicas minimamente invasivas (sem “cortes” na pele) e realizadas no consultório, até cirurgias mais complexas de rejuvenescimento facial.
A toxina botulínica (conhecida popularmente como botox) é indicada para pacientes que apresentam rugas de expressão ou para aqueles que querem prevenir o aparecimento delas. Ela age paralisando parcialmente a musculatura responsável por essas marcas indesejadas. Seu efeito é temporário, necessitando novas aplicações a cada 6 meses.
Outro recurso amplamente utilizado é o preenchimento que é feito através da injeção de um agente preenchedor logo abaixo da pele ou