Combate ao trabalho infantil
Exploração do trabalho infantil
Duração da atividade: 2 aulas
Objetivos:
Conceituar o que se entende por exploração do trabalho infantil.
Identificar os motivos que levam à exploração de crianças.
Compreender o papel do Estado frente à exploração do trabalho infantil.
Encaminhamentos:
Para dar início à atividade, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles compreendem por trabalho infantil;
Promover um debate permitindo que todos exponham suas ideias.
Listar no quadro os motivos que levam à exploração infantil citados pelos alunos, e intervir de forma a acrescentar nesta lista outros motivos não comentados por eles. Na sequência, esta lista deverá ser registrada no caderno.
Complementar a discussão diferenciando para os alunos trabalho infantil de atividade infantil.
Na sequência fazer leitura interpretativa do texto “Crianças de 5 anos trabalham em lavouras no sul do Brasil”, retirado do site http://trabalhoinfantilm.blogspot.com/, analisando a exploração do trabalho infantil ali apresentado e suas consequências.
No projetor multimídia assistir com os alunos os vídeos:
A infância roubada http://www.youtube.com/watch?v=SF1jg8llV6Y&feature=fvst Exploração do trabalho infantil UNICEF http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI Num segundo momento solicitar aos alunos que façam um desenho que expresse o que sentem e pensam em relação ao que foi discutido e assistido, utilizando folha de sulfite, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache de diversas cores.
Ao término dos desenhos, os alunos deverão socializar com toda a turma suas produções e na sequência organizarão um painel com todos os desenhos com o título: “Exploração do trabalho infantil: dura realidade!”
No laboratório de informática os alunos deverão pesquisar o google web, algumas ações do Estado frente à exploração do trabalho infantil.
Após a realização de pesquisa os alunos farão um breve comentário para seus colegas do que