COMBATE AO BULLYING ESCOLAR
I - Introdução 4
Objetivos 4
Justificativa 4
II - Desenvolvimento Teórico 5
Bullying. 5
Instituição Escolar 6
Fases do desenvolvimento de Piaget 6
Grupos Operativos 7
III - METODOLOGIA 8
IV - PROCEDIMENTOS 9
1º Encontro 9
2º Encontro 9
3º Encontro 10
4º Encontro 11
5º Encontro 12
6º Encontro 13
V - REFERÊNCIAS 14
V - ANEXOS 15
INTRODUÇÃO
É cada vez mais frequente o relato de crianças que sofrem ou já sofreram bullying nas escolas; por isso nos foi solicitado um projeto para ser aplicado com crianças de 10 anos, que frequentam o Ciclo I do 5º ano de uma escola, com o intuito de diminuir essas incidências de atos relacionados ao bullying.
As crianças em seus ambientes ou meios sociais não estão isentas de sofrer assédios por outras crianças; pois a imaturidade delas faz com que não consigam entender que ninguém é igual a ninguém; que todos nós temos diferenças, e para que vivamos em um ambiente de qualidade é necessário que nos respeitemos. Diante dessa dificuldade, às vezes humilham os colegas, ou até os agridem fisicamente, achando que agindo assim podem se tornar populares ou “super-homens”.
Crianças que sofrem Bullying, normalmente sentem medo de seus agressores e não dizem nada a seus pais ou professores, por medo do que os agressores possam fazer com elas. Se a criança não denuncia, fica bem mais difícil descobrir. Portanto é dever dos pais e profissionais da escola prestar mais atenção nessas crianças, tanto no seu meio social, como nos seus comportamentos, para que assim consigam evitar maiores danos.
Objetivo
O objetivo desse projeto é analisar o processo de socialização das crianças na escola, e realizar uma intervenção grupal na instituição com os alunos, buscando por resultados que irão diminuir o comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrios na relação de poder entre os estudantes.
Justificativa
O projeto é para