comandos MySQL
Posted on 19/02/2013 by Elias Praciano http://elias.praciano.com/2013/02/mysql-comandos-basicos/ O objetivo deste curto tutorial é introduzir os primeiros conceitos, de forma bem objetiva e com exemplos práticos, a quem está tendo o seu primeiro contato com o MySQL ou precisa apenas obter uma referência rápida sobre como lidar com criação/remoção de bancos de dados, tabelas e registros, entre outras tarefas básicas.
No meio do texto, há links para outros artigos em que os comandos são abordados com maior profundidade.
NOTAS
Não esqueça de sempre terminar o comando com um ‘;’ (ponto e vírgula), ou ele não funcionará;
Tenha em mente o limite de 64 caracteres para nomes de bancos de dados;
Para evitar problemas ao mover dados entre servidores de diferentes sistemas operacionais use apenas letras minúsculas, alfanuméricas e underscores nos nomes dos bancos e das tabelas;
E, sim, você pode escrever tudo em letras minúsculas – tanto os comandos, como as variáveis. O cliente MySQL não é sensível à caixa das letras. Este tutorial as usa apenas para tornar mais fácil a leitura e a compreensão;
Comandos MySQL
Após a instalação completa do MySQL, alguns programas, que fazem parte do pacote, ajudam a conectar ao servidor e a realizar todas as tarefas administrativas. O cliente mysql é o principal deles e é nele que este artigo manterá o foco.
Como conectar ao MySQL
Conecte-se ao servidor MySQL com o seguinte comando: mysql -h NOME-DO-SERVIDOR -u NOME-DO-USUARIO
Após dar o comando, o sistema vai pedir a sua senha de usuário.
Dica: Se você instalou o MySQL no seu próprio PC, pode usar localhost no lugar de NOME-DO-SERVIDOR.
No exemplo, a seguir, veja como se conectar como root: mysql -u root -p
Se não foi você quem fez a instalação, pode precisar contatar o administrador do banco de dados para saber que valores usar para conectar ao servidor MySQL.
Em servidores remotos, você provavelmente precisará usar o SSH para se conectar ao MySQL.
Como criar um