Comando tiristor
René Pastor Torrico Bascopé
Universidade Federal do Ceará
Centro de Tecnologia
Departamento de Eng. Elétrica
1. 1 Introdução
Os retificadores controlados e semicontrolados com tiristores SCR (Silicon Controlled Rectifier) são amplamente utilizados no desenvolvimento de reguladores de tensão contínua. Os tiristores são semicondutores controlados por corrente de porta (gate). A corrente de porta é especificada pelo fabricante do tiristor, e tal corrente depende da capacidade de corrente anodo-catodo do tiristor. Objetivo deste trabalho é projetar dois circuitos de comando para acionar dois tiristores de uma ponte semicontrolada que é mostrada na Fig. 1. Dos dois circuitos propostos, um apresenta isolamento em alta freqüência e o outro isolamento com optoacoplador.
1.2 Topologia do Retificador Semi-controlado
A topologia do circuito de potência é mostrado na Fig. 1. O mesmo é composto por um disjuntor, um fusível, os tiristores T1 e T2, os diodos retificadores D1 e D2, e o filtro de saída dado por Lf e Cf.
[pic]
Fig. 1. Retificador semi-controlado.
1.2.1 Princípio de Operação
Considerando a tensão senoidal de 60 Hz, no semiciclo positivo funcionam o tiristor T1 e o diodo D2, e no semiciclo negativo operam o tiristor T2 e o diodo D1. O ângulo de disparo do tiristor T1 varia de 0o a 180o, e do tiristor T2 varia de 180o a 360o. Nesta aplicação o retificador opera em malha aberta sem realimentação, ou seja, os ângulos de disparo são variados manualmente.
1.3 Circuito de Comando com Transformador de Pulso
1.3.1 Topologia do Circuito
Escrever algum texto. Indicar os principais componentes.
[pic](a)
[pic]
(b)
Fig. 2. (a) Circuito de comando, (b) Circuito fonte auxiliar.
1.3.2 Princípio de Operação (Explicar como funciona o circuito) 1.3.3 Projeto do Circuito de Comando (Projetar o circuito astavél baseado no CI-555, considerar a freqüência de oscilação de 20kHz).