Comando Numerico Computadorizado (CNC)
Comando Numérico Computadorizado
João Rafael Queirós Bastos
ARCI
Introdução
O comando numérico computadorizado é um sistema que permite o controlo de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. Permite o controlo simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escritos num código específico (código G). O comando funciona como um sistema operacional de computadores Desktops, gerenciando a maquina CNC possibilitando a comunicação entre o operador/programador.
Vantagens
A implementação dos CNC revolucionou os processos industriais, tendo como resultado a redução dos riscos de erros humanos, o aumento da qualidade, agilizou as linhas de montagem e reduziu os desperdícios de matéria-prima. A qualidade das peças e a escala de produção aumentaram significativamente, onde as curvas são facilmente cortadas, complexas estruturas em 3 dimensões e o número de intervenções do operador são muito reduzidas.
Estas maquinas ganham relevo porque durante a 2º guerra mundial houve necessidade de produção com alta precisão, com qualidade e em larga escala de produção. Por esse motivo, foi desenvolvida na década de 1940 o NC (controlo numérico) criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que evoluiu posteriormente para CNC actualmente. Com isto, atingiu a excelência em qualidade especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.
Conclusão
Com este trabalho consegui recolher mais informação sobre o CNC que posteriormente irei ter como plano de estudo em CIM no CET, serviu como uma introdução ao tema que irá dar uma contribuição significativa na disciplina.
As máquinas CNC tem hoje uma importante fulcral tanto na nossa sociedade, pois possibilita uma produção rápida que depois reflecte-se no preço final da peça, como na industria porque é impensável uma empresa que trabalhe com tornos ou centros de