Comando de repetição
2) Objetivos: Utilizar o comando de repetição para resolver problemas que necessitam de repetir determinados passos (tarefas) várias vezes.
3) Livro texto: ASCENIO, A. F.G., CAMPOS, E.A.V. Fundamentos da Programação de Computadores (Algoritmos, Pascal e C/C++). São Paulo: Prentice Hall, 2002.
4) Fundamentação Teórica :
a) Motivação:
Considere o seguinte problema: Elabore um algoritmo que a leia nota do aluno e que determine escreva "Aprovado" se o aluno obter nota superior ou igual a 60 e "Reprovado" se o aluno obter nota inferior a 60. Uma solução para o problema poderia ser a seguinte: Algoritmo declare NOTA inteiro; escreva ‘Informe a nota do Aluno: ’; leia NOTA; se (NOTA >= 60) então inicio escreva (‘O aluno foi aprovado’); fim senão inicio escreva (‘O aluno foi reprovado’); fim; fim-algoritmo. Porém, um professor deseja checar o resultado de 30 alunos. Então, o algoritmo acima deverá ser chamado ou executado 30 vezes para mostrar o resultado de todos os 30 alunos de uma turma, pois a execução do mesmo permite informar a nota de somente um aluno. Podemos alterá-lo para que com somente uma chamada ou execução o mesmo possa mostrar o resultado de todos os trinta alunos. Para isso é necessário utilizarmos uma ESTRUTURA DE REPETIÇÃO, ou seja, uma estrutura de controle do fluxo lógico que permite executar diversas vezes um mesmo trecho do algoritmo, porém, sempre verificando antes de cada execução se é "permitido" repetir o mesmo trecho. Veja solução no próximo item.
b) Estrutura de Repetião Padrão no Algoritmo: comando ENQUANTO
Para realizar repetições com teste no início, podemos utilizar a estrutura ENQUANTO, que permite que um bloco de comandos ou uma ação primitiva seja repetida enquanto uma determinada (condição) for verdadeira. Observe abaixo a sintaxe do comando ENQUANTO.