Colômbia
O pais se chama Colômbia, pois é uma homenagem à Cristóvão Colombo que foi quem descobriu o continente americano;
O nacionalismo é um movimento que considera a criação do Estado nacional como indispensável para as aspirações sociais, econômicos e culturais do povo. Caracteriza-se principalmente pelo sentido de comunidade de um povo, com base em uma origem, uma língua e uma religião comum. De uma forma muito geral, podemos definir o nacionalismo como a doutrina de que a identidade e as características que são típicas de uma nação. Mais precisamente, podemos dizer que o nacionalismo é um movimento político cujo objetivo é alcançar o direito à autodeterminação de um povo com raízes linguísticas, as características históricas e culturais (que pode ser traduzido para a existência de um Estado-nação independente, mas também em uma associação voluntária de uma nação a um estado multinacional).
Deve ser entendido, em um sentido amplo, para a nação como uma comunidade unificada cujo laços de união são baseados, geralmente, sobre a noção de etnia, no sentido de pertença à identidade nacional e de ter uma história e uma língua comum laços próprio, bem como culturais, religiosas e sociais.
Na Colômbia, houve poucos líderes políticos que se destacaram no pensamento nacionalista, o primeiro foi Miguel Antonio Caro, na segunda metade do século XIX e Laureano Gómez, na primeira metade do século XX. Gomez e Caro pertencem à tendência nacional conhecido conservadorismo católico, nem era considerado um membro do