Colóides
Trabalho de Química
Colóides e nanotecnologia
Por: Felipe Gimenes Baraldi Martins Ferreira – nº 08 – Turma 82A
Orientação: Prof.ª Sirlei
1. Defina dispersão coloidal.
Dispersão, na química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.
As dispersões coloidais são misturas heterogêneas (ainda que possa parecer, às vezes, uma mistura homogênea). Coloquialmente, diz-se que as dispersões coloidais são dispersões intermediárias entre as soluções verdadeiras e os sistemas heterogêneos, em casos em que as partículas dispersas são maiores do que as moléculas, mas não suficientemente grandes para se depositar pela ação da gravidade.
2. Diferencie colóide, solução e suspensão.
Soluções são misturas homogêneas, em que o tamanho das partículas é menor que 1 nm (nanômetro). Enquanto colóide, são misturas heterogêneas em que o tamanho das partículas mede de 1 a 1.000 nm. Suspensão, também heterogênea, é quando o tamanho das partículas mede mais que 1.000 nm.
Além disso, na solução: sua natureza são átomos, íons ou moléculas. Não ocorre sedimentação, nem filtração, e as partículas não são visíveis.
No colóide: sua natureza são agregados de átomos, íons ou moléculas ou macroíons ou macromoléculas. Ocorre sedimentação se for submetido a uma ultracentrifugação. Pode ser filtrado com o uso de ultrafiltros. Suas partículas são visíveis quando olhadas num ultramicroscópio. A mistura aparenta-se como homogênea, apesar de não ser.
Nas suspensões: sua natureza é de agregados gigantes de átomos, íons ou moléculas. Pode sedimentar espontaneamente ou se submetido às centrífugas comuns, e pode ser filtrada com o uso de filtros comuns. São visíveis a microscópios comuns ou a olho nu.
3. Diga o estado do dispergente e do disperso e dê um exemplo:
a) Sol
É uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o sólido, como por exemplo, um pouco de maizena