Colunismo
Alunos: Ademir Freitas RA: 14158182
Efraim Silva RA: 14030412
Maria Eduarda Martins RA: 12055232
Análise do texto “Os sete pecados capitais” de Marcelo Leite
No jornalismo, como em qualquer outra profissão, há a possibilidade de erro na sua prática. Paul Johnson, historiador, ensaísta e jornalista, produziu uma análise dos erros éticos do jornalismo, que tem sido referência para o mundo. No artigo, são analisados os erros mais frequentes encontrados no jornalismo. Os sete pecados capitais e também os dez mandamentos, que não servem apenas para o jornalismo, como podem ser adequados para várias ocasiões como quer mostrar o autor Eugênio Bucci, que baseou seu trabalho nesse artigo, com vários exemplos em vários ramos de todos os pecados.
Além dessa lista, outras listas foram produzidas. No Brasil, há a lista do colunista da folha de S. Paulo Marcelo Leite, que identifica os principais erros da imprensa nacional. Os problemas listados são: fernadohenriquismo, vazamentismo, offismo, retranquismo, egocentrismo, pós- sensacionalismo e o colunismo.
A coluna, por definição, contém explicitamente a opinião ou o ponto de vista do autor. Lugar onde, para ele, encontrava-se articulação, independência e bons textos. Ao citar o colunismo como um problema da imprensa brasileira, Leite trata da mudança que aconteceu nesse espaço do jornal. Deixaram, muitas vezes, de ser exposição de opinião para se tornar uma simples fonte de informação, perdendo sua característica específica.
Atualmente temos inúmeros portais de notícias que já mantém colunistas que trabalham desta maneira, como é o caso do site UOL, que traz colunas opinativas que extrapolam o senso da articulação de ideias. A coluna Brasilianismo, que costumeiramente apresenta opiniões acerca dos acontecimentos no país, publicou o texto “New York Times aborda fenômeno de crianças pregadoras no Brasil”, em que utiliza as informações contidas na matéria do The New York Times