Coluna Prestes Historia
O que foi? A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes. Causas A principal causa foi a insatisfação de parte dos militares (tenentismo) com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária, exploração das camadas mais pobres pelos coronéis (líderes políticos locais). Objetivos: - Percorrer grande parte do território brasileiro (principalmente interior), incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias. O objetivo era derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes; - Implantar o voto secreto e o ensino fundamental obrigatório no Brasil - Acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil
- acabar com a falta de democracia
- acabar com as fraudes eleitorais
- implantar o voto secreto
- instituir o ensino fundamental a todos os brasileiros
O desfecho da marcha
Eles tentaram fazer com que o povo se rebelasse, iniciando do interior para o resto do país, mas, amedrontado, temendo as represálias das tropas do governo, o povo não aderiu.
Após percorrerem 11 estados brasileiros, depois de dois anos e meio de marcha pelo país, o grupo acabou se dividindo. Parte dos remanescentes foi para o Paraguai e outra para a BolíviaDurante a marcha, Luis Carlos Prestes recebeu o apelido de “Cavaleiro da Esperança” e, aliado aos comunistas, ele teve papel muito importante na “Intentona Comunista”, de 1935.
Embora a Coluna Prestes não tenha conseguido acabar com as oligarquias, esse importante movimento foi uma das mais bem organizadas ações contra o governo e enfraqueceu muito a República Velha politicamente, favorecendo a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
Consequências
Embora