Coluna de paris
História
Educando: Bruno Henrique
Educador: Agostinho
Turma: 3ºA
A comuna de Paris surge após o proletariado revoltados com as condições humilhantes da derrota da França na guerra Franco-Prussiana.
Em 1870 a França decidiu se impor na unificação da Alemanha, não a mesma que conhecemos hoje em dia; A França sobre o poder de Napoleão II entra em guerra com a Prússia, a qual sai perdendo, a Alemanha era dividida em : Saxônia, Baviera, Hanôver, Baden, Turíngia, Renânia, Westfália, entre outros, destacando o forte estado da Prússia. Com a derrota, a França foi obrigada a conceder pesadas indenizações aos prussianos. De acordo com o Tratado de Frankfurt, os franceses eram obrigados a ceder a rica região mineradora da Alsácia-Lorena aos alemães.
Com as calamidades que ocorriam a pós os combates da guerra Franco-Prussiana, o povo fez eclodir diversas manifestações. O governo republicano francês, no momento controlado por Adolphe Thiers, sofreu com a onda de protestos.
A mobilização popular alcançou seu auge quando os revoltosos decidiram instituir, em março de 1871, a Comuna de Paris. Este governo visava instituir uma ditadura proletária, que defendia os princípios socialistas.
Em 26 de março de 1871, realizaram-se eleições para escolher os membros do Conselho Comunal. A Comuna de Paris decretou a separação entre Estado e Igreja, o fim do trabalho noturno nas padarias e a reabertura das fábricas.
Para conter os revolucionários, também conhecidos como “communards”, Thiers reuniu tropas e buscou o apoio de Bismarck. Ao chegarem à cidade de Paris, as tropas opositoras encontraram uma massa de revoltosos carente de uma organização militar eficiente. A superioridade bélica e militar dos soldados republicanos conteve rapidamente os revoltosos. Durante os conflitos, aproximadamente 20 mil pessoas foram mortas. Posteriormente, cerca de 70 mil “communards” foram exilados na Guiana Francesa.
O desespero dos participantes fez com que a Comuna de Paris