COLTAN final
Disciplina: Seminário de Ambiente e Recursos Naturais
Palavras-chave: columbite; tantalina; metal raro; tecnologia; conflito geopolitico
Plano:
. o que é
. onde se encontra
. para que é utilizado
. que impactos tem a sua utilização
. por que razão gera conflito
O coltan é um minério metálico que se encontra na natureza de forma escassa e rara. É uma abreviatura para a conjugação dos minerais columbite e tantalina, de onde se extrai o nióbio e o tântalo. Este minério metálico existe em maior número nas regiões do leste da República Democrática do Congo, mais própriamente no Zaire. É extraido através da escavação de bacias em riachos, retirando a lama à superficie. Tentando retirar a água à volta da área, fazendo com que o coltan se instale no fundo e depois será recuperado. Uma equipa pode chegar à extracção de até um quilo de coltan por dia. Quando refinado, este minério torna-se um pó resistente ao calor. As suas propriedades são unicas, podendo nomear-se a supercondutividade, a resistência a temperaturas muito elevadas, a corrosão e ainda um capacitor (carga elétrica, armazenar temporariamente e libertá-la quando necessário).
Este mineral é utilizado principalmente para desenvolver dispositivos electrónicos portateis de alta tecnologia como os telemóveis, tablets, computadores de controlo de bordo, computadores portateis, mas também armas inteligentes, implantes médicos (próteses) e ainda indústria aeroespacial.
O seu valor comercial começa a sentir-se com o desenvolvimento da tecnologia dos telemóveis. Levando à corrida para alcançar mais quantidade e menor preço. No entanto, a sua tabela de preços teve algumas oscilações em linha com este desenvolvimento, passando de 65 dólares (US) para 600 dólares (US) e actualmente estabeleceu-se em apróximadamente 100 dólares (US) por quilo. Sendo que no Congo esta exploração está esquematizada e organizada.
A sua exploração pode ser ilegal, levando a