Colorimetria e espectrofotometria Bioquímica
UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Curso de Ciências Biológica-Modalidade licenciatura
Professora: Luisa
Disciplina: Bioquímica
Acadêmicas: Anna Paulla Silva
Kênia Carolina de Oliveira Brenhosa
Lorrane Faria de Morais
Michele Márcia Maidana
Colorimetria e espectrofotometria
11/05/2014
INTRODUÇÃO:
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas, esta trata das medidas de intensidade lumínica e tem sido utilizado para expressar a medida de absorção de luz por um meio, o que constitui uma medida de concentração de soluções.
Quando a luz passa através de um meio líquido, sólido ou gasoso, sofre modificações, pois a luz emitida tem uma intensidade menor que a luz incidida, o que se explica pela absorção de luz pelo meio. (GONZALEZ, 2008).
Quando essa luz atravessa uma solução , parte da energia é absorvida
(absorbância): apresentam propriedade de interagir com a matéria, sendo que a parte da energia é absorvida por elétrons da eletrosfera doa átomos constituintes das moléculas.
A luz utilizada na absorção deve ser luz monocromática, no espectro visível, infravermelho ou ultravioleta, a maioria dos fotômetros utilizados nos laboratórios de bioquímica clínica é adequada para leituras no espectro visível e ultravioleta próximo (340-700 nm) (GONZALEZ. 2008). Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. Uma soluçao quando iluminada por luz branca, que apresenta uma cor que é resultado da absorção é relativa dos vários comprimentos de onda que compoem. Esta absorção, em cada comprimento de onda, depende da natureza da substância, de sua concentração e da espessura da mesma que é atravessada pela luz.Os dados obtidos permitem afirmar que os métodos espectrofotométricos e colorimétrico diferenciais são precisos e muito