Colorimetria Capilar
A colorimetria é a ciência que estuda as cores e se torna capilar quando o assunto são os cabelos, com suas combinações de cores, composições de cores, neutralizações de cores e contrastes. A colorimetria capilar é um dos conhecimentos mais utilizados pelos cabeleireiros e aprender a domina-lo com sabedoria é de extrema utilidade para quem está começando na profissão.
No artigo de hoje falaremos um pouco sobre colorimetria capilar, quais são as cores primárias, secundárias, terciárias, quentes, neutras, frias, como utilizar a estrela de Oswald, alturas de tons, etc.
As cores primárias
As cores primárias ou também denominadas fundamentais são o azul, vermelho e amarelo. São as cores primárias que dão origem as demais. A soma destas três cores é o marrom.
As cores secundárias
As cores secundárias, ou também denominadas complementares são o resultado da mistura das cores primárias, mas em proporções iguais, são elas o verde, o alaranjado e o roxo. Estas três cores são resultantes das seguintes misturas:
Azul + amarelo = verde
Vermelho + azul = roxo
Amarelo + vermelho =alaranjado
As cores terciárias
As cores terciárias são originadas da mistura de cores, sejam elas secundarias ou primárias, e em proporções variadas.
Cores quentes
As cores também são classificadas conforme a vibração. As cores quentes são as com base no vermelho, laranja e amarelo, e reflexos róseo, acaju, dourado, vermelho, acobreado. São cores que quanto utilizadas nos dão a impressão de expandir as formas, e também aproximar.
Cores frias
São as cores com base no azul, verde, violeta e cinza. São cores que quando utilizadas nos passam a impressão de reduzir e distanciar as formas.
Cores neutras
Geralmente utilizadas para produzir fundos, porque são pouco visíveis e vibrantes, estas cores são o resultado da mistura dos tons frios e dos tons quentes.
Altura de tom
A altura de tom dos cabelos está descrita em uma tabela universal de cores, que