Coloração gram em bacterias
UTILIZAÇÃO DA COLORAÇÃO DE GRAM EM BACTÉRIAS
GUARULHOS - SP
2012
1. Introdução As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, classificadas como procariontes reproduzindo- se por divisão binária, fazendo com que se reproduzam rapidamente por ser um processo simples. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou ainda, serem anaeróbias facultativas (utilizam o oxigénio na respiração celular quando este se encontra em um meio oxigenado, mas recorrem a processos fermentativos quando este está ausente), e serem encontradas na forma isolada ou em colônias (Amabis, Martho, Rodrigues, 2004).
Esses micro-organismos não possuem um verdadeiro núcleo sendo o seu material genético designado de nucleóide, não possuindo organelas celulares como mitocôndria, complexo de Golgi e retículo endoplasmático, mas possuem ribossomos e todas as outras estruturas necessárias à realizaçao de biossínteses e transformações energéticas (Amabis, Martho, Rodrigues, 2004). (Figura 1).
Figura 1. – Representação de uma bactéria. [1. Pílis - são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas; 2. Plasmídeos: são pequenas moléculas de DNA circular que coexistem com o nucleóide; 3. Ribossomos: foram usadas para desenvolver antibióticos que só afetam os ribossomos bacterianos; 4. Citoplasma: é preenchido pelo hialoplasma, um líquido com consistência de gel; 5. Membrana celular: é uma dupla camada de fosfolipídios, com proteínas imersas; 6. Parede celular bacteriana: é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias; 7. Cápsula: uma camada de polissacarídeos que protege contra desidratação, fagocitose e ataque de bacteriófagos; 8. Nucleóide: consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas, sem delimitação por membrana; 9. Flagelo é uma estrutura proteica que roda como uma hélice.]
As bactérias