Coloraçao de gram
O estudo de bactérias exige o prévio isolamento e identificação, para tanto, são utilizados diversos meios de cultura diferentes. Meio de cultura é uma mistura de nutrientes que possibilitam o crescimento in vitro de micro-organismos. As técnicas de semeadura são o método pelo qual se transfere inóculos bacterianos de um meio de cultura ou material a ser analisado (secreções, alimentos) para outro meio de cultura. De acordo com as características físicas dos meios de origem e destino, além da finalidade da inoculação, podem-se utilizar diferentes técnicas de inoculação. A transferência de inóculo de um meio para outro também é denominada genericamente como repique.
O objetivo desta prática é:
Executar e determinar a finalidade das principais técnicas de semeadura de bactérias em diferentes meios (líquidos e sólidos), tanto em tubos quanto em placas.
Materiais e reagentes:
Tubos com Agar Inclinado, Tubos com Agar em camada alta, Tubos com meio líquido, Placas de petri com Agar, Swabestéril , Alça bacteriológica, Agulha bacteriológica, Pipeta 1 mL estéril, Cultura bacteriana em Agar, cultura bacteriana em caldo, Amostra de água em tubo, Bico de Bussen
Métodos:
Experimento 1:Uma alçada da colônia (Agar em placa) ou da cultura (de outro meio ou líquido) é introduzida no meio líquido, com agitação da alça, para maior difusão dos microorganismos (da alça para o meio e homogeneização no meio). Pode-se inclinar o tubo a 30° e esfregar o inóculo na parede do mesmo, quando o tubo retornar à posição original o inóculo se difundirá no meio.
Experimento 2.1:Transferir uma alçada da cultura para meio sólido em placa e estriar com a alça bacteriológica sobre o meio.
Experimento2.2:Estriar em metade da placa, com movimentos de zig-zag. Quando atingir a metade, girar a placa 90° e estriar até a metade (1/4 da placa), girar mais 90° e estriar o meio restante.
Experimento2.3: Semear com agulha bacteriológica, no centro do Agar. Dependendo da