Colonização
Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Eles organizaram grandes fazendas de criação de gado.
Para defender as fronteiras do Brasil com os outros países, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se o Forte de Coimbra, hoje o município de Corumbá. Em volta desses fortes surgiram povoados.
O povoamento aumentou com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias.
A construção de Brasília como sede do governo brasileiro, também contribuiu para o povoamento e o desenvolvimento sócio-econômico da Região Centro-Oeste.
O Mato Grosso do Sul lutou várias vezes para se tornar independente do Mato Grosso, nada se fazia o governo de Cuiabá para o desenvolvimento do sul do Mato Grosso, sem falar que Campo Grande era populosa e desenvolvida que Cuiabá, fazendo uma grande oposição a Cuiabá. Hoje, a Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso possui 834 060 habitantes na região metropolitana, sendo a 2ª região metropolitana do Centro-Oeste do Brasil, além de cerca de 110 329 habitantes nos municípios em seu entorno. É também Sede da Copa do Pantanal Brasil 2014.
A região norte é uma das cinco regiões brasileiras, sendo a mais extensas delas, com uma área de quase 3.900.000 formada pór 7 estados. Os primeiros habitantes da região norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus.
Em 1616 vieram os