Colonização
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
GEOGRAFIA
HISTORIA ECONOMICA GERAL E DO BRASIL
RODRIGO TOUSO DIAS LOPES
AIRTON FABRIN JR. , RA 1096629
GEOGRAFIA
CURITIBA
2012
SENTINDO DA COLONIZAÇÃO
Para Caio Prado Junior, Portugal, que até o final do século XIV tinha como objetvo, se tornar uma Naçao, lutando para se defender coma a invasão árabe e constituindo uma Monarquia. Porém no Século XV, tem os poderes centralizados no rei, então o pais se volta para a expansão Maritima, tendo diversas conquistas e acaba formando uma empresa colonial.
Para entedermos a hstoria brasileira precisamos entender o sentido que se define a formação colonial. O autor considera este periodo importante para a formação do sentido da colonização. A colonização não acontece por acaso, mas esta relacionado aos grandes descobrimentos Maritimos, já que toda colonização dessa época tem um caracter comercial: Trafico de mercadorias que os europeus produzem.
O objetivo não é o povoamento e sim de comercio de produtos já existentes e de fácil obtensão. Outro fator importante é que a Europa não tinha excesso populacional que viabilizasse a colonização. Porém este quadro muda com a queda do comercio com as Indias e a necesidade de gerar novas fontes de riqueza. A ideia de colonizar surge como tentativa de promover atividades economicas que desse lucro a Portugal.
O trabalhador era o escravo negro. Devido a escassez da população de Portugal e Espanha que impedia a vinda de grande número de colonos. Sendo assim, o negro vinha da África para trabalhar nas lavouras, que por sua vez organizava o regime de grande propriedade e monocultura, abastencendo o mercado europeu.
Esta sociedade se especializa na produção de bens agricolas de grande valor para o comercio europeu. A empresa do colono branco, que comandará a produção e tera dominio sobre o escravo e o indio.