Colonização dos EUA
O sudoeste e o sudeste dos Estados Unidos foram colonizados por espanhóis e a região central, pelos franceses. Partes das Treze Colônias foram colonizadas primeiramente pelos suecos e pelos neerlandeses, mas foram capturadas pelos ingleses durante a década de 1660.
As treze colônias
As treze colônias apresentavam uma enorme diversidade entre si, mas que poderiam ser agrupadas em três conjuntos, conforme as condições econômicas e de povoamento. Norte, centro e sul.
Massacchussets, New Hampschire, Rhode Island, Connecticut - Terras Setentrionais conhecidas como Nova Inglaterra - impulsionada pelos puritanos (cristãos ingleses). As colônias do Norte da costa atlântica apresentam o clima temperado, semelhante ao europeu.
A agricultura das colônias setentrionais destacava o consumo interno, com produtos como o milho. O trabalho familiar, em pequenas propriedades, foi dominante.
Centro
Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Delaware. Últimas a serem fundadas. Sua vida econômica estava mais ligada à agricultura, principalmente de cereais. Predominaram nelas as pequenas propriedades e, a exemplo do Norte, desenvolveram atividades manufatureiras.Destaca-se a Pensilvânia: colônia que abrigou os "Quarquers" perseguidos na Inglaterra. Acreditavam na igualdade entre os homens contrariando as formas de violência, inclusive, contra os índio.
Norte
Sul
Maryland, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.As colônias do Sul, por sua vez, abrigaram uma economia diferente. Seu solo e clima eram mais propício para uma colonização voltada aos interesses europeus. Os produtos