Colonização Americana
Colonizações: espanhóis e ingleses na América
Laura Medina Trindade
Turma: 203
Caxias do Sul 2015
Conquistando novos territórios: Os espanhóis começaram ocupando a América pelas ilhas chamadas de Guanaani. Porém o ouro que se encontrava nesses locais não era suficiente para saciara cobiça por esse metal. Então eles deixaram essas ilhas e partiram. Oitenta anos após a sua chegada, os espanhóis eram donos de um imenso território que se estendia do norte do México à Argentina e, a leste, incluía Venezuela e Colômbia.
Astecas: Em 1519, o oficial espanhol Hernán Cortez desembarcou no litoral do México com 508 soldados, 16 cavalos e 14 canhões. A primeira reação dos astecas diante a chegada dos espanhóis foi de receio. O imperador asteca Montezuma II, achando que Hernán fosse uma divindade, recebeu-o com presentes e tratou-o com respeito. Porém Hernán se aliou aos inimigos dos astecas e invadiu sua capital. Então em 1521, depois de 75 dias de resistência, os astecas se renderam e os espanhóis passaram a ser os novos senhores do México.
Incas: Animado com a descoberta de ouro e prata nas terras astecas, Francisco Pizarro partiu do Panamá e chegou à cidade inca de Tumbez em 1532. De Tumbez, eles e seus homens foram para Cajamarca, onde aprisionaram o imperador Atahualpa, que Ra considerado pelos incas como um ser semidivino. Pizarro prometeu libertar o imperador inca em troca de todo o ouro que coubesse no quarto onde ele estava preso. Mas ele não cumpriu o prometido e ordenou a morte de Atahualpa na fogueira.
Como venceram tantos?
A superioridade dos espanhóis: Eles dominavam o uso da