Colonias francesas
1. O império colonial francês 2
1. Colónias francesas em África 3
2. A descolonização 3
2.1. Antecedentes e breve história da descolonização recente 4
2.2. Descolonização da África 4
2.3. A situação política no continente africano 5
2.4. A resistência da França 6
2.5. Causas da descolonização 6
2.6. As vias da descolonização 7
2.7. A independência da África francesa 7
3. Conclusão 10
4. Referencias bibliográficas 11
1. O império colonial francês
O império colonial francês foi o conjunto das colónias que a Françaestabeleceu na África, Américas, Ásia e na Oceania entre os séculos XVI e XX.
A história do império colonial francês começou em 27 de Julho de 1605 com a fundação em Port Royal, atualmente Annapolis (igualmente na Nova Escócia), da colónia da Acádia A descolonização é o processo pelo qual uma ou várias colónias adquirem ou recuperam a sua independência, geralmente por acordo entre a potência colonial e um partido político (ou coligação) ou movimento de libertação.
A descolonização tornou-se possível no após-1945 devido a exaustão em que as antigas potências coloniais se encontraram ao terem-se dilacerado em seis anos de guerra mundial, de 1939 a 1945.
A Segunda Guerra Mundial se debilitou a mão do opressor colonial, excitou o nacionalismo dos nativos do Terceiro Mundo. Os povos asiáticos e africanos foram assaltados pela impaciência com sua situação jurídica de inferioridade, considerando cada vez mais intolerável o domínio estrangeiro. Os europeus, por outro lado, foram tomados por sentimentos contraditórios de culpa por manterem-nos explorados e sob sua tutela, resultado da influência das ideias filantrópicas, liberais e socialistas, que remontavam ao século 18. Haviam perdido, depois de terem provocado duas guerras mundiais, toda a superioridade moral que, segundo eles, justificava seu domínio.
1. Colónias francesas em África
Em África, foi no Senegal que os franceses primeiro estabeleceram entrepostos em 1624, mas não