Colombia
Este trabalho tem como objetivo oferecer bases e investigar o conflito existente na Colômbia, em especial através do narcotráfico e do grupo guerrilheiro FARC. O narcotráfico trata-se de um negócio muito lucrativo, que conta com forte e sofisticada infraestrutura, desde aeroportos, armazéns de carga, laboratórios, armamentos, pessoas especializadas, dentre outros. Todo esse esquema é protegido por uma grande força armada (exército particular).
A Colômbia é um país onde se vive em constante conflito, seja do governo com os grupos guerrilheiros seja com o narcotráfico. Por causa da sua localização e território é totalmente propício a essas práticas. E a parti disto, criamos nossa problemática: Qual o papel das Farc no narcotráfico na Colômbia?
Colômbia: Forças Armadas e as Drogas.
A Colômbia, pela sua localização com rota direta para alguns dos principais países e acesso a dois oceanos, oferece vantagens para o crime organizado envolvendo drogas e as forças armadas. Sua extensão territorial possui um bom solo e clima propícios para as práticas irregulares a constituição do estado. Este estado possui muitos problemas de ordem social e econômica, como as crises repetitivas, a falta de trabalho e oportunidades, as desigualdades sociais e diversos outros problemas que são comuns em todos os países que integram todo o continente onde o estado está inserido como o narcotráfico de drogas, armas, sequestros atentados, corrupção. Tais características geram outros problemas frutos da criminalidade. A maioria de seus habitantes são expulsos de suas próprias terras, em épocas de colheitas da folha de coca, e acabam virando refugiados internos, e vão viver nas cidades grandes desempregados, uma vez que a reforma agraria já aconteceu no país cada pequeno agricultor tem direito a 3 hectares de terra. O motivo na sua grande maioria são as drogas.
Além disto o país possui muitas influencias políticas para este colapso e ineficiência do governo em garantir o que