Colisão inelástica
Titulo: Colisão Inelástica
Alunos:
Objetivos: Estudo da colisão entre uma esfera de borracha e o chão, com o intuito de verificar a conservação ou não da energia mecânica. Caso seja observada a não conservação, pretende-se determinar o coeficiente de restituição da colisão.
Material utilizado e descrição do procedimento experimental: Utilizamos para o experimento uma fita métrica de 2 metros de comprimento presa à parede e uma esfera de borracha. O procedimento consiste basicamente em: * Soltar a esfera da posição inicial, altura (h0) de 2,00m, e marcar a altura (h1) ao qual ela voltou. Repetir este procedimento cinco vezes para calcular a média da altura obtida e o seu desvio médio (∆h1). * Soltar a esfera da posição obtida anteriormente repitindo o mesmo procedimento. * Repetir os procedimentos anteriores até obter cinco alturas diferentes. Resultados: No procedimento descrito anteriormente obtivemos as alturas correspondentes na seguinte relação, “alturas x número de alturas usadas”:
Através dos dados levantados acima foi feita uma análise do experimento realizado que, de acordo com o princípio da colisão inelástica temos;
Estes dados referentes à tabela e ao gráfico do experimento foram obtidos a partir de relações matemáticas das alturas, definindo o objetivo principal deste que é obter o coeficiente de restituição da colisão. Alturas determinadas com seus respectivos erros:
H0 – 2,0 m
H1 – 1,35 +/- 0,02 m
H2 – 0,93 +/- 0,01m
H3 – 0,67 +/- 0,01m
H4 – 0,50 +/- 0,01m
H5 – 0,37 +/- 0,01m
Fórmula para calcular o coeficiente de restituição:
R² = hf/hi onde:
R = coeficiente de restituição;
Hf = altura final;
Hi = altura inicial.
Fórmula para calcular o erro do coeficiente de restituição:
Δr = 0,5(√f/g)( Δf/f+Δg/g)
Onde:
F = altura final;
G = altura inicial;
Δf = erro da altura final;
Δg = erro da altura inicial.
Resultados:
R1 = 0,822+/-0,006
R2 = 0,830+/-0,011
R3 =