colisoes
Título
Introdução
Colisão é a interação entre dois ou mais corpos, com mútua troca de energia. O choque entre bolas de bilhar é um exemplo; os movimentos das bolas alteram-se após a colisão, mudam a direção, o sentido e suas velocidades. Em física procura-se desvendar o comportamento dos corpos após colisões. Para isto são usadas as leis de conservação de energia, conforme os tipos de colisões. Neste experimento estudaremos duas formas de colisões: elásticas e inelásticas.
Objetivos
Estudar a relação entre as velocidades iniciais e finais a partir das velocidades de dois corpos antes e após colidirem-se, e verificar a validade das leis de conservação da energia.
Procedimentos
Provocaremos a colisão de dois corpos de massas diferentes, que locomover-se-ão sobre um trilho de ar que consiste num guia de seção quadrada e oco no seu interior e fechado numa das suas extremidades, e na outra extremidade há um tubo ligado a um soprador de ar, que alimentará o guia, e através de pequenos furos no guia, criará um colchão de ar em sua superfície. Esse sistema não sofrerá alteração de suas massas e nenhuma força externa agirá sobre o sistema, como a força peso, pois nivelaremos o guia deixando-o na horizontal, ou atrito, pois os corpos irão deslizar sobre um colchão de ar. O corpo 1 através de um impulso inicial irá colidir com o corpo 2 que encontrar-se-á parado, conforme apresentado nas Figuras.
Conforme as figuras, os corpos consistem em peças metálicas acrescidos de discos metálicos, para aumentar suas massas, sendo que no corpo 1, na extremidade na qual será dado um impulso é fixado um pequeno cilindro plástico para absorver e transferir este impulso para o corpo e na outra extremidade, que irá colidir com o corpo 2, é fixada uma mola que irá chocar-se com o corpo 2. No corpo 2, na extremidade que sofrerá a colisão com o corpo 1, é fixado um cilindro plástico que irá absorver e transferir o impulso recebido do corpo 1, e na outra extremidade, desse