Coletor solares de baixo custo
O Coletor Solar de Baixo Custo é um novo conceito para aquecimento de água utilizando apenas materiais termoplásticos, de uso comum na construção civil: forros modulares e tubos de PVC rígido, mas sem a cobertura transparente. A face superior da placa de PVC recebeu revestimento de cor negra, tinta comercial, para servir como superfície absorvedora de radiação solar. Protótipos destes coletores solares foram instalados em duas entidades assistenciais da região de Campinas e no campus da FEQ, funcionando sem problemas há um ano.
Os ensaios de eficiência térmica foram realizados conforme ABNT NBR 10184 no Laboratório Green-Solar, do Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Térmica, PUC-Minas. Foi determinada uma eficiência térmica de 67%, comparado aos 75% dos coletores convencionais com tubos de cobre e cobertura de vidro.Palavras-chave: PVC, coletores solares, eficiência térmica.
INTRODUÇÃO A grande parte da energia elétrica gerada no Brasil, isto é 77%, é obtida a partir de usinas hidrelétricas, de acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) do Ministério de Minas e Energia1, pela própria política governamental e pelo grande potencial hídrico de país. Todavia, a geração deste tipo de energia é muito cara e toda vez que uma nova usina é projetada ocorre muito prejuízo para o meio ambiente. A classe residencial detém 24,8% do mercado de energia elétrica com consumo de 7.217 GWh. Um chuveiro elétrico responde pela maior parcela de consumo de energia elétrica residencial, 25% a 35% do total gasto, e segundo estimativa do Procel (2005), calcula-se que o chuveiro consome de 6,2% a 8,7% do total de energia elétrica produzida no país.
Esta é uma das grandes motivações para o desenvolvimento da pesquisa de coletores solares de baixo custo (CSBC) para aquecimento de água para banho como alternativa ao chuveiro elétrico, responsáveis por 18% da demanda de pico do sistema. Além