Coleta e armazenagem de pilhas e baterias, com proteção ao meio ambiente.
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
Coleta e armazenagem de pilhas e baterias,
Com Proteção ao meio ambiente.
Belo Horizonte
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
Coleta e armazenagem pilhas e baterias,
Sem agressão ao meio ambiente.
Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina Projeto Aplicado, como requisito parcial para a obtenção do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade.
Orientador: Adriana Fonseca
LIMA, Alexandre
NASCIMENTO, Cleidiane
DELIM, Cristiano
NASCIMENTO, Daniela
LENIN, Jaderson
SILVA, Líbia Wanessa Pereira
Belo Horizonte
2010
1. INTRODUÇÃO
Uma pilha (bem como as baterias) usa uma tecnologia na geração de corrente elétrica, que tem a capacidade de converter energia química em energia elétrica. As pilhas apresentam um anodo (eletrodo negativo), o catodo (eletrodo positivo) e a pasta eletrolítica, em que ocorrem as reações químicas que geram a corrente elétrica. As pilhas estão definitivamente presentes no dia-a-dia do homem moderno.
Atualmente, depois de usadas, as pilhas domésticas são basicamente descartadas no lixo urbano e são encaminhadas aos aterros sanitários. A reciclagem apresenta-se, então, como uma solução para esta questão ambiental. O processamento de pilhas e de baterias usadas existe, pelo menos, desde o início do século XX. Entretanto, os incentivos mudam com o passar dos anos. No início, a reciclagem e a recuperação de materiais foram à possibilidade para que cada indústria mantivesse o fornecimento de matéria-prima a um custo razoável.
Hoje em dia, a principal razão para a reciclagem, ou o tratamento final, é a proteção do meio ambiente. Os aterros sanitários e a incineração estão sujeitos a diversas