Coleta Swab
OBS: para os ensaios quantitativos (contagens) utilizar 1 unidade do KIT de coleta SRK por amostra e para o ensaio qualitativo de pesquisa de Salmonella, utilizar outra unidade do kit SRK, também por amostra.
Para a realização da coleta em superfícies em superfícies planas (mesas, embalagens, paredes, etc), a embalagem que contém o swab estéril deve ser aberta no momento da coleta, assepticamente, pelo lado da haste, tomando cuidado para não tocar na ponta. Para a realização da coleta o swab deve ser umedecido em solução tampão com neutralizante (que acompanha o swab), comprimindo-o contra as paredes do frasco de diluente, para remover o excesso de líquido. A área de coleta deve ser delimitada utilizando um molde estéril, que também deve ser aberto assepticamente, com dimensões de 10 cm x 10 cm (100 cm2), que acompanha o kit.
O swab deve ser friccionado com pressão, formando um ângulo de 30º com a superfície teste, vinte vezes na forma “zigue-zague”, nos sentidos das diagonais, na área de coleta da superfície, no espaço delimitado pelo molde. Deve-se rodar continuamente o swab, para que toda a superfície do algodão entre em contato com a amostra. Em seguida, o swab deve ser transferido para tubo de ensaio contendo 10 mL de solução tampão com neutralizante (que acompanha o swab). O swab não deve ser segurado próximo do algodão e a parte manuseada da haste deve ser quebrada na borda do tubo de diluente, para não ter contato com o material amostrado, de acordo com a Figura 1.
Também podem ser utilizados swabs com 1 mL de solução tampão com neutralizante, que deve ser diluída em 9 mL de solução salina peptonada tamponada a 0,1% no laboratório, antes do início dos ensaios. Figura 1: Coleta com swab em superfícies planas utilizando molde (Fonte: Andrade, 2005).
2 Superfícies irregulares (válvulas, argolas, etc.)
OBS: para os ensaios quantitativos (contagens) utilizar 1 unidade do KIT de coleta SRK por amostra e para o ensaio qualitativo