Coleta seletiva
Mais de 150 postos em 47 bairros recebem o lixo reciclável
A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que foram previamente separados do lixo comum pela população. Ao ser colocada em prática, ela permite que o vidro, o papel, o plástico e os metais existentes nos objetos descartados sejam utilizados na confecção de novos produtos. O reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos que é destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil e preservando o meio ambiente. Além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda. Todo o lixo reciclável recolhido pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse) é doado às duas associações conveniadas à Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger): a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv). Em média, são coletadas 180 toneladas de resíduos recicláveis por mês, sendo a maior parte papelão e papel. Nas associações, os resíduos são separados, prensados e depois vendidos às indústrias de reciclagem. Dessa forma, garante-se oportunidade de trabalho a cerca de 53 catadores.
Separação de recicláveis
A coleta seletiva é baseada na separação dos resíduos passíveis de reciclagem na fonte geradora. O lixo seco (vidro, papel, metal, plástico) pode ser reaproveitado, mas, para isso, precisa ser depositado nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs).
Veja onde ficam os Postos de Entrega Voluntária (PEVs) Os PEVs existem em diversos pontos da cidade. As pessoas podem encontrá-los em vias e praças públicas. Além disso, a Prefeitura atende a pedidos de instalação de postos de entrega feitos por condomínios, empresas, instituições públicas, estabelecimentos comercias e outras entidades.
Coleta e distribuição
O recolhimento dos materiais recicláveis é realizado conforme programação definida pela Semse. O serviço é feito em caminhões munck ou baú, pois os resíduos