Coleta seletiva
Implantar nas Subunidades um processo de coleta seletiva até o mês de junho do ano de 2010, utilizando como base o processo já implantado em outras Unidades da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.
5 Justificativa
5.1 Instituição Parceira é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, foi fundada no ano de 1972, possui um efetivo total de 678 (seiscentos e setenta e oito) militares. A principal finalidade do referido Batalhão é formar anualmente a reserva mobilizável, que é composta por todos os cidadãos que já incorporaram às fileiras do Exército Brasileiro. O objetivo desta formação é ter contingente suficiente para compor o Exército em situações que seja preciso o emprego da Força.
5.2 Motivo do Projeto
O motivo que levou o projeto a ser pensado está embasado na deficiência em que a Organização Militar enfrenta com relação ao recolhimento do lixo adequadamente. Em um primeiro momento observou-se o quanto seria importante o planejamento de um projeto de coleta seletiva e posteriormente conclui-se que a sua execução cumpriria o objetivo sanando a deficiência existente.
5.3 Proposta de Projeto
Analisando a situação atual da coleta de lixo no conclui-se que a má organização do recolhimento de lixo na Unidade deve-se à falta de planejamento por quem de competência. Tendo em vista a oportunidade cedida pelo Comando da Unidade em se implantar um processo de coleta seletiva nas Subunidades do Batalhão, pode-se elencar diversas oportunidades de melhoria. O projeto em questão será desenvolvido segundo um plano de trabalho, no qual esse será executado por etapas. A primeira etapa a cumprir é analisar quais as oportunidades de melhoria que podem ser aproveitadas. Depois de levantadas todas as ações que podem ser executadas objetivando uma implantação bem sucedida da coleta seletiva, é preciso listar e solicitar o material necessário para quem de competência na Unidade. Já de posse do material necessário, é preciso organizar uma