coleta de urina
Coletas Microbiológicas
Coletas Microbiológicas
Quando se suspeita de uma doença infecciosa, devem ser solicitados cultivos apropriados. É possível que a colheita apropriada de uma amostra para cultivo seja a etapa mais importante na confirmação final de que um microrganismo é responsável pelo processo de enfermidade infecciosa.
-
-
Amostra mal colhida pode resultar em: fracasso no isolamento de microrganismos importantes, na instituição de uma terapia incorreta e ainda danosa, se o tratamento é dirigido para um microrganismo da microbiota normal ou um contaminante. OU MORTE
Exemplo:
-
-
-
Klebsiella pneumoniae isolada do escarro de um paciente com pneumonia clínica.
Essa bactéria coloniza também a nasofaringe, se o escarro fosse constituído principalmente de saliva, o isolamento de K. pneumoniae poderia não refletir a verdadeira causa da pneumonia.
O tratamento seria inadequado e só daria certo se a espécie causadora da pneumonia apresentasse o mesmo perfil de suscetibilidade aos antibióticos.
Considerações fundamentais na colheita de amostras
A amostra deve ser material do sítio real de infecção. Deve ser colhida com o mínimo de contaminação dos tecidos, órgãos e secreções adjacentes.
Conhecer a história natural e a fisiopatologia da doença, a fim de coletar num período ótimo da doença. (Período onde há maior probabilidade de se encontrar o microrganismo no sítio de infecção.).
Coletar, sempre que possível, antes do início da antibioticoterapia.
Deve-se obter quantidade suficiente da amostra pra realização das técnicas de cultivo solicitadas.
Devem ser utilizados dispositivos de colheita, recipientes de amostras e meios de cultura apropriados para assegurar isolamento ótimo do microrganismo.
Cada agente etiológico vai exigir métodos de coleta e transporte específicos, por isso é importante a suspeita clínica do médico.
Conhecer o sítio da amostra a fim de