Coleta de lixo seletiva
Resumo
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça da escassez dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade deste reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo
Sumário
1 Introdução....................................................................................................1
2 Desenvolvimento ........................................................................................2
3 Conclusão ...................................................................................................3
4 Referências..................................................................................................4
1. Introdução
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como: papeis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a sociedade sobre os problemas dos desperdícios dos recursos naturais e da poluição causada por lixos.
2. Desenvolvimento
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por todos, inclusive empresas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico como, restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos. Este tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas, baterias de celulares também são