coleta de amostras
Amostras de solo:
Preparação para ensaios de compactação e caracterização
Mecânica dos Solos
Professor David Alex
Engenharia Civil, T01
FAENG – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Geografia
1/2015
1. Introdução O solo é composto por partículas (fase sólida) com algum liquido (geralmente água) e, nos seus intermédios, ar (fase gasosa). O mesmo pode ser caracterizado por seus índices físicos, que mostram as suas características em diferentes aspectos, e por sua formação granulométrica. Para a caracterização de um solo, é necessária a realização de ensaios de índices físicos (tais como a massa específica) e análise granulométrica, mas, para a realização destes ensaios o solo precisa ser coletado, em amostras. A coleta de amostras é estabelecida pela ABNT NBR 6457, e tem como objetivo a preparação do solo para os ensaios de compactação e de caracterização.
2. Revisão Bibliográfica
3. Materiais e Métodos O ensaio realizado nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi o de coleta e preparação de amostras. Todos os métodos de ensaio e os materiais tiveram como base a norma ABNT NBR 6457- Coleta e preparação de amostras para ensaios de compactação e caracterização do solo- e o anexo da mesma- determinação do teor de umidade dos solos. Nos ensaios de caracterização do solo, há duas maneiras de preparação de amostras, são elas:
a)Com secagem prévia e;
b)Sem secagem prévia.
a) Inicialmente, deve-se deixar o material secar ao ar, de 12 a 24 horas, logo após tal processo, é necessário desmanchar os torrões formados, tomando cuidado para não quebrar os grãos, e homogeneizar a amostra.
(*)Usar o quarteamento ou o repartidor de amostra para dividir, assim, diminuir a quantidade de material. a-1) Ensaio de análise granulométrica a-1-1) pegar uma parte do material dividido em (*) e passa-lo na peneira 76mm, desprezando os grãos eventualmente retidos. a-1-2) com os grãos q passaram,