Coleta adequada para baterias de equipamentos eletrônicos.
Tema: Coleta adequada para baterias de equipamentos eletrônicos.
Sub-tema: Coleta adequada para baterias de celulares.
Objetivo Geral: Propor uma forma adequada de descarte para as baterias desses equipamentos eletrônicos.
Objetivos Específicos: * Conscientizar a população zedoquense sobre a importância de se destinar corretamente as baterias exauridas. * Mapeamento de pontos de coletas e implantação de possíveis novos pontos.
Hipóteses:
O destino dessas baterias usadas, além de não ser adequado, tem prejudicando silenciosamente cidades em desenvolvimento, como Zé Doca. Por falta de orientação, a população em geral descarta esses materiais de qualquer maneira.
Justificativa:
Geralmente quando a bateria de um celular estraga e, em muitos casos, não é preciso nem a bateria estragar, se o aparelho celular não funcionar mais é tudo jogado fora de qualquer jeito tendo produtos como metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, entre outros, potencialmente perigosos à saúde. Esses metais, sendo bioacumulativos depositam-se no organismo, afetando suas funções orgânicas. Outras substâncias tóxicas, presentes nesses produtos, podem atingir e contaminar os aquíferos freáticos, comprometendo a qualidade desses meios e seu uso posterior, como fontes de abastecimento de água e produção de alimentos.
O processo de reciclagem não tem um baixo custo, levando em consideração que a reciclagem de 10 toneladas de baterias, por exemplo, custam R$ 1000,00 (um mil reais), logo, não é muito atraente às empresas tanto fabricantes como revendedoras investir nessa área. O Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio da Resolução 257/1999, tornou lei à destinação correta de pilhas e baterias, obrigando os fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e comerciantes a implantarem mecanismos de coleta e de responsabilidade sobre o material tóxico que produzem.