Colação de Grau
Difícil transformar em palavras dois anos de alegrias, tristezas; amizades, inimizades; entusiasmo, desânimo; verdades e mentiras. E não exagero quando digo que sentimos e vivemos tudo isso.
No início éramos meninos e meninas, mas hoje somos homens e mulheres. Tivemos dificuldades, como em qualquer outro desafio em nossas vidas, hoje somos profissionais, não profissionais quaisquer, mas profissionais preparados para fazer a diferença. É como diz a frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.” Se nós estamos aqui hoje, foi pela capacidade, perseverança e paciência de todos vocês, que acolheram nossas dúvidas e sempre tentaram nos mostrar a luz, principalmente esse ano. É impossível determinar até onde vocês nos marcaram.Foram tantas historias feitas pra deixar de bagagem…. E qual é o peso dessa bagagem? Como medir o preço de ter a primeira turma em que se foi professor? Deu trabalho? Sim… deu muito trabalho! Porem aprendemos a lidar com a diferença do outro , e mesmo em grupos tão distintos e divididos, ainda foi possível se unir para despedidas.
Para nós que chegamos ao fim dessa caminhada, que enfrentamos tantos desafios, e como principal desafio a diferença humana. Esse discurso de formatura dever ser algo especial, que seja útil, que possa ser um momento de reflexão e que nos ajude nessa nova caminhada. E com esse pensamento que quero falar a todos você: Caros colegas, caros companheiro e caros e sinceros amigos.
Quanto gloss, quanta purpurina e neon nos cadernos? Festa? E povinho pra gostar de um bolo de aniversário! E o picolé? SIM…. Ela pagou picolé pra todo mundo, difícil acreditar!
Barreiras foram escaladas, inclusive o muro da piscina no treinamento em altura.Mas principalmente a barreira do medo, da vergonha de falar em publico,a barreira da incapacidade que dizíamos ter , todas as barreiras escaladas a seu momento e com os equipamentos certos.
Dentro de