Colarinho Branco
Os chamados crimes de colarinho branco são normalmente praticados sem violência, mas que provocam estragos irreparáveis à sociedade e ao país. Os principais participantes desses crimes são pessoas das classes privilegiadas como executivos e políticos em geral e que, de uma forma geral, não são vistos como criminosos pela sociedade já que agem silenciosamente e discretamente, sem grandes confrontos.
Os crimes de colarinho branco trazem em sua trajetória um prejuízo em cifras milionárias, incalculáveis, haja vista que a grande parte é praticada por representantes do povo que tem a função de administrar e promover o desenvolvimento do nosso país, todavia a única coisa que se desenvolve são suas contas pessoais e, consequentemente o seu próprio enriquecimento.
A sociedade precisa atentar para a gravidade dos crimes cometidos por esses criminosos. Precisa entender que o único objetivo desses "empresários" é o lucro fácil, volumoso e rápido. Os crimes de colarinho branco são crimes mais danosos do que aqueles cometidos contra o patrimônio individual, tendo em vista que atingem os interesses coletivos da sociedade. Por motivos óbvios, a maior preocupação da sociedade é com a violência nas ruas, por ser ela visível e também porque vítima e criminoso estão mais próximos, causando, assim, um impacto imediato.
Apesar da gravidade e da grandiosidade dos crimes do colarinho branco, quando a questão são crimes chocantes, a sociedade aponta crimes de grande repercussão como os casos dos Nardoni entre outros. Todavia os crimes do colarinho branco também deveriam chocar a sociedade, pois prejudicam o desenvolvimento social do país e não são