Colagem interna
Colagem superficial - Controlar a porosidade, melhorar a resistência superficial para evitar a formação de pó, aumentar a resistência ao arrepelamento e melhorar outras propriedades mecânicas. Colagem interna – Controlar a penetração de líquidos
Tratamento no papel a fim de obter uma menor penetração de água e outros líquidos.
Reduzir o borrão da caneta tinteiro; Controlar a absorção de água; Resistência à umidade (cartões para embalagens).
Feathering, Manchas, Escorrimento
Melhor adesão do toner
Reduzir manchas, realçar as cores,
É um processo onde produtos químicos adequados são adicionados à massa durante sua preparação (circuito de aproximação), para se depositarem sobre as fibras com o propósito de controlar a penetração de líquidos no papel ou papelão.
Os produtos químicos adicionados tem características hidrofóbicas, ou seja, repelem à água.
Acidas Alcalinas
Resinas e Sulfato de Alumínio 1807 - Cola de Breu e Sulfato de Alumínio; Degradação das propriedades físicas e ópticas; 1901- Carbonato de Cálcio como carga; 1951 - AKD – Primeira cola alcalina.
Uma das principais diferenças entre Colagem Ácida e Alcalina é a função do alumínio, o alumínio desempenha um importante papel na “ancoragem” do breu à fibra. No caso de colagem alcalina, este papel é função do agente de retenção.
Estudo feito nos Estados Unidos em 1957, mostra que livros impressos na primeira metade do século tinham perdido 97% da resistência original, e a degradação do papel é proporcional a sua acidez.
De maneira geral, os papéis alcalinos são superiores aos papéis ácidos. Por exemplo, apresentam maior alvura e maior opacidade, são mais permanentes, etc. Os papéis alcalinos não-revestidos contém maior proporção de cargas do que os papéis ácidos e, portanto,