Cola
Aula 04
Fundamentos Éticos e Sociológicos – prof. Manoel Messias de Oliveira
Orientação geral: no módulo IV foi previsto o estudo de dois textos. Ambos estarão à disposição via sistema na terça feira, 12 de junho de 2012, ou se preferir estarão na pasta especifica (85) na copiadora.
Texto Um: Os clássicos da sociologia
Texto Dois: O desenvolvimento da antropologia social.
Atenção: Inicialmente vocês deveriam elaborar uma síntese dos dois. Porém, por motivos diversos, basta que façam a atividade sugerida com o texto dois: O desenvolvimento da sociologia.
Questão 01 Faça uma síntese do texto O desenvolvimento da antropologia social – p. 138 à 148.
Questão 02 Resolva as questões de compreensão de texto. p. 01 à 04.
1)O que é relativismo cultural?
R: O relativismo cultural - é uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de se observar sistemas cultural, não partindo dos conceitos ocidentais modernos de moral e ética. O relativismo cultural defende que o bem e o mal, o certo e o errado, entre outras categorias de valores, são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais, na realidade, descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas experiências e normas compartilhadas pela sociedade analisada. Além disso, o relativismo cultural envolve declarações em epistemologia e metodologia. Se tais afirmações necessitam ou não de uma postura ética, é um argumento a ser debatido.
2) O que justifica, durante o século XIX, a percepção dos antropólogos de que a sociedade europeia era homogênea e integrada?
3) Explique o significado da sentença “a antropologia é a ciência da alteridade”.
4)O que é aculturação? O fato de os imigrantes italianos terem introduzidos no Brasil o consumo de massas nas refeições regulares, um importante aspecto da sua cultura original, indica que houve