Cola Completa 1
2. Cite dois exemplos ou situações de problemas geotécnicos que podem ocorrer quando se tem um perfil de fundação com ocorrência de camada mole espessa e compressível.
3. Qual a diferença entre deformações elásticas, plásticas e viscosas, no estudo do comportamento dos solos?
4. Quais os principais fatores que influenciam a compressibilidade dos solos? Descreva sucintamente sobre cada um deles.
5. Como se pode caracterizar a história de tensões de um solo e qual o significado da tensão de pré adensamento?
6. O que significa o trecho virgem da curva de compressibilidade do ensaio de adensamento e qual sua importância na estimativa de recalques?
7. O que significa comportamento não drenado de um solo?
8. Por que, no caso de solos argilosos, deve-se estudar a resposta não drenada do solo?
9. Por que as areias em geral se comportam de forma drenada? Em que situação se comportam de forma não drenada?
10. Serão construídos 2 aterros com diferentes alturas (1 m e 3 m, respectivamente) em uma área de fundação argilosa mole, utilizando um material de empréstimo arenoso. Comente a relação entre magnitudes e tempos de recalque esperados, em função da construção dos aterros.
11. Qual o objetivo do ensaio oedométrico? Como se executa este ensaio? Quais parâmetros são obtidos?
12. O que significa OCR ou RSA?
13. Se um solo natural de várzea for pré-adensado e o acréscimo de tensões gerado por um carregamento, devido ao peso de um aterro, resultar numa tensão efetiva final inferior a tensão de pré adensamento, qual a expectativa da magnitude dos recalques por adensamento?
14. Se um solo natural de várzea for normalmente adensado e o acréscimo de tensões gerado por um carregamento, devido ao peso de um aterro, resultar numa tensão efetiva final correspondente ao dobro do valor da tensão de pré-adensamento, qual a expectativa da magnitude dos recalques por adensamento?
15. Descreva sucintamente a analogia hidromecânica