Col gio Senes
Nome: Isadora Costa Sousa
Orientadora: Marcele
TRABALHO DE ESPANHOL
Pinheiro-MA
2015
DIA DOS MORTOS
O dia dos mortos é uma celebração de origem mexicana que ocorre todo dia dois de novembro. Os festejos começam a ser preparado desde o dia 31 de outubro, o que faz com que o período coincida com algumas datas tradicionais católicas como o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos. Mas o Dia dos Mortos não ocorre somente em território mexicano. A data é celebrada em diversas nações em que existe grande presença da população deste país. Um exemplo são os Estados Unidos e algumas outras regiões da América Central.
Apesar do tema mórbido, o Dia dos Mortos é uma animada celebração feita atualmente no México, que traz grande tradição desde os tempos pré-hispânicos. A lenda diz que, neste dia, os mortos vêm para visitar seus parentes. A festa conta com música, doces, bolos e as já tradicionais caveirinhas de açúcar, que são as preferidas entre os mais jovens.
Os símbolos do dia dos mortos acabaram tornando-se símbolos da cultura mexicana para outros países. A imagem de uma caveira com um manto encoberta e adornada por flores, já remete ao país automaticamente. Embora a festa continue sendo celebrada atualmente com características mais modernas, ainda são encontrados rituais mais tradicionais em algumas regiões do país. Mesmo com a colonização e a aculturação espanhola, o ritual do Dia dos Mortos é um dos poucos que restaram no México pós-colonização.
Segundo a tradição popular, uma vez por ano os mortos ganham um alvará celestial para visitar os seus e são recebidos com o que mais gostavam em vida. No primeiro dia, também chamado de Dia dos Santos Inocentes, os visitantes são as crianças que já partiram. Depois, é a vez dos mortos adultos.
As famílias montam altares para recordar seus entes queridos já falecidos. Fotos são cercadas com os itens mais